Literatura
Deixe um comentário

Breve Nota do Diário de Tolstói

“Eu o enxugava no quarto e, dando a volta, me aproximei do divã e não conseguia lembrar se o tinha enxugado ou não. Como esses movimentos são habituais e inconscientes, não conseguia lembrar-me e sentia que isso já era impossível. Portanto, se o enxuguei e me esqueci, ou seja, se agi inconscientemente, é exatamente como se não tivesse enxugado. Se alguém consciente me tivesse visto, seria possível recompor o gesto. Mas se ninguém o viu ou se ele tiver sido visto inconscientemente, se toda a complexa vida de muita gente se desenvolve inconscientemente, então é como se essa vida não tivesse existido.” (Nota do diário de Lev Tolstói, de 28 de fevereiro de 1897).

Deixe um comentário

