Cultura, Traduções
Deixe um comentário

Tradução Taisen Deshimaru:Olhando para a sua Mente

Zen Kung Fu

10553640_740192232719526_8367863142824414688_n

Taisen Deshimaru Roshi

*Tradução: Ana Calazans

Durante o zazen, os desejos, as ilusões, aparecem.  A maioria das pessoas acha que o zazen é  pôr fim às ilusões, aos pensamentos. Isto é um erro. Enquanto estamos em zazen, algumas vezes pensamentos e desejos surgem, e às vezes não surgem. Quando você dorme, os pensamentos não surgem. Quando você dorme em zazen, você não pensa.

Isto é um problema. O Zen de Dogen, shikantaza, não consiste em parar os pensamentos nem em perseguir ilusões. Durante o zazen, você pode observar a sua mente de forma completa. Este é o mérito do zazen.

Ao dançar, você não pensa, as ilusões não se manifestam. Como eu sempre digo, se um mosquito se aproxima, você não percebe isso, mas durante o zazen você é muito sensível a ele.

Um de meus discípulos que recebeu a ordenação bodhisattva me disse, “Durante o zazen, eu sempre tenho…

Ver o post original 436 mais palavras

Deixe um comentário

