Cultura
Deixe um comentário

Personagem: Beau Brummell

GCM BEAU_BRUMMEL_01 (2)

Nascido George Bryan Brummell, Beau (o “Belo”, o “Bem apessoado”)  Brummell (1778 – 1840) foi o epítome do dandy. Tomei conhecimento desta criatura ainda menina ao ganhar de presente de minha mãe em Londres o livro “Grand Illusions”, uma edição com fotos das grandes estrelas de Hollywood entre os anos 20 e 40. Nele estão duas imagens de John Barrymore encarnando o personagem na versão muda de 1924 (ver abaixo), na qual fez pendant com Mary Astor, que muito me impressionaram. Adoro o J. Barrymore, por isso só vou colocar imagens dele no post. Em 1954 fizeram um remake com Liz Taylor e o sem graça do Stewart Granger.

272acd38a16b9946dc7bdf104eebbf40

download

Annex_-_Barrymore_John_Beau_Brummel__01-720x885

Mas eu só fui saber direito quem era Beau muitas décadas depois. Amicíssimo do Príncipe de Gales de então, George, futuro Rei George IV, ele foi o correlato de um It Boy no século XIX, especificamento no período da “Regência”, entre o início e meados do século (época pré-vitoriana). Mandava e desmandava em matéria de estilo e se inclinava – por incrível que pareça – para um dress code mais low profile, sem muitos adereços.

Mas o que se perdia em ornamentos e rebordados se ganhava em corte, caimento e rigor: casacos escuros, costumes ton sur ton ou de cor única, calças ajustadíssimas e compridas (ao invés de calções e meiões), camisas engomadas e um indefectível lenço usado como um foulard muito bem elaborado. Os executivos e os “clooneys” de hoje são devedores de Beau, pois é a ele que se deve creditar a invenção do proto terno e gravata. Sua toilete, entretanto, não se adaptaria à modernidade deste século vulgar que habitamos: certamente para inflar o número de seguidores, ele espalhava que gastava cinco horas para se vestir e que costumava polir suas botas com champanhe.

12_carmel_myers-theredlist

GCM BEAU_BRUMMEL_02 (2)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s