Arte
Deixe um comentário

Mr. Sammy “Bojangles” Davis

15_Sammy_scissor_kick

Sammy em ensaio de Phil Stern: “…ele salta tão alto e então toca suavemente o chão”

Cantor, dançarino, fotógrafo e entertainer, Sammy Davis Jr. foi o mais talentoso membro do Rat Pack. Seu carisma pode ser medido pela superioridade marcante demonstrada quando se apresentava ao lado do charme paisano e simpático de Dean Martin e dos old blue eyes do sedutor profissional Frank Sinatra.

Faz tempo, eu era miúda, vi Robin Hood de Chicago na TV. No filme, do início dos anos 60, Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Jr. (parte do chamado Rat Pack, que contava ainda com o dublê de ator Peter Lawford e o cantor-apresentador Joey Bishop) contracenavam com Bing Crosby e Peter Falk. A fita me divertiu muito por sua mistura de comédia musical e filme de gangster e também por ter um ator, cantor e dançarino negro que eu nunca tinha visto, Sammy – eu já era doida por cinema e conhecia Frank por A um Passo da Eternidade e Dino pela parceria com Jerry Lewis.

Em medley apenas com bateria no famoso concerto do Rat Pack no Copa Room do Sands em Las Vegas

Embora meu queridinho ainda seja Dino, Sammy é, para mim, de longe o mais talentoso, magnético e misterioso membro do Rat Pack.

item5.rendition.slideshowVertical.fasl06_sammydavis_slideshow

Coristas de Las Vegas: Sammy e seu olho clínico para mulheres

item1.rendition.slideshowVertical.fasl02_sammydavis_slideshow

Para mim esta é a melhor foto da deusa Charlotte Rampling, por Sammy

Talento precoce descoberto aos três anos, ele foi o epítome do entertainer. Além de atuar, cantar, dançar e entreter, Sammy ainda era um fotógrafo dos bons que captou amigos como Tony Curtis, belezas famosas como Charlotte Rampling e Kim Novak e anônimas. (Ver fotos PB acima e coloridas abaixo).

item2.rendition.slideshowVertical.fasl03_sammydavis_slideshow

Tony relaxadinho raspa o leite do café em foto do amigo

fasl08_sammydavis_slideshow

Ele gostava também de fotografar desconhecidos em cenas cotidianas

fasl11_sammydavis_slideshow

Com charme e personalidade de sobra seduziu a deusa Kim Novak, na época no auge de sua fama. (Aliás, eu adoro a Kim e meu filme predileto dela é Pal Joey – em português Meus Dois Carinhos – em que contracena com Sinatra e Rita Hayworth. Como Sammy, ela tinha talento e sensibilidade incomuns no star system da época).

Kim e Frank em cena de Pal Joey

tumblr_lo760jH4Ga1qet8i6o1_500

Kim Novak fotografada por ele na época em que namoravam

Sempre rindo e fazendo caretas como se dissesse a assistência “Pois é, sei que sou feio, não precisam me lembrar disso, já sei e estou aqui para divertir vocês”, ele não conseguia, no entanto, esconder uma densidade, tristeza e sensualidade que escapuliam de sua voz, rosto e corpo quando cantava e dançava.  Talvez por isso minha interpretação predileta dele seja Mr. Bojangles que conta a história de um velho presidiário que ganha a vida dançando e cantando por tostões que usa para beber. “O Senhor Bojangles …dança para você, com sapatos desgastados, com seus cabelos grisalhos e uma camisa esfarrapada…ele salta tão alto e então toca suavemente o chão”.

Sammy interpreta Mr. Bojangles

Para quem quer conhecer o talento de Sammy, vídeo com 43 minutos

 

Deixe um comentário

