Arte, Vídeos
Deixe um comentário

Glenn Gould – As Variações Goldberg

 

tumblr_mawysg9xr71qfadvwo1_1280

Ouvia Bach na infância. Ouvia os Concertos de Brandenburgo para melhorar o astral aos 20 anos, jovem mãe em Salvador deslocada de sua terra, amigos, estudo e trabalho. Até 2006 não havia escutado, no entanto, as Variações Goldberg. Passeando pela Benedito Calixto e apreciando as bancas de cd copiados, que ainda existiam na época, comprei um do Camaron de la Isla e o das Variações pelo Glenn Gould de um boliviano muito gente fina.

Ontem, precisando descomprimir a mente, apertada por assuntos teológicos (do trabalho) e outros mais mundanos, passei o disco para o iTunes. Como dizem os que creem: é um refrigério para a alma. Estou com muita preguiça de carregar para o Mediafire, por isso, compartilho um vídeo de quase 50 minutos do Gould executando a série completa – apesar da duração, carrega rapidinho. No vídeo, Gould interpreta as variações em sequência, mas elas são bem pequenininhas. Minhas preferidas são as variações  1 e 4 (o início dela lembra o Arioso da Cantata para cello e piano).

 

Variações de 1 a 5 – Gravação canônica de 1955

 

Ouça no Grooveshark

glenn-gould-photograph

Gould rindo com os engenheiros de som, que reclamavam por ele “estragar” o áudio com seus gemidos, durante a gravação de 1955: ele não permitia que fossem retirados

 

B00006FI7C.01.LZZZZZZZ

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s