Arte
Comentário 1

The April Fools

april-fools-movie-poster-1969-1020193307

Eu vi no início da adolescência, certamente durante uma das frequentes noites de insônia da adolescência. (O programador da Sessão Coruja na virada dos 70 para os 80 era um gênio). Fiquei encantada com o filme, do qual não lembrava o nome em português até a semana passada falar dele para um amigo e…ir pesquisar: “Um dia em duas vidas”. Meio sem graça diante do original, que, acho, faz uma brincadeira com o “Primeiro de Abril: algo como “Os Tolos de Abril”.  A empatia não foi com a Deneuve, mas com o Lemmon, um ator do qual eu não gostava e só vim apreciar muito depois. Mas ocorre que, embora eu o achasse chato,  seu personagem, Brubaker, era muito parecido comigo – pelo menos eu achava isso na época. Completamente inadaptado, um estrangeiro na sala de jantar de sua própria casa. Ocupado com um trabalho burocrático e disfarçado de marido, pai e funcionário medíocres, segundo a opinião de todos ao seu redor.

aprilfools1969

Esta criatura conhece a Deneuve em uma festa. Ela é uma princesa: linda, rica, refinada e casada com um figurão. Tem, pelo menos na aparência, uma vida oposta à rotina ordinária do Brubaker. Eles se apaixonam e o símbolo do amor deles é um sapo de pelúcia. O que me fisgou foi a revelação de que alguém pode ter o mundo dentro de si e mesmo assim se confundir com um poste.  Ele parecia alguém cheirando a sanduíche e com roupa manchada, enquanto ela rescendia a perfume Dior. O Lemmon consegue fazer um Brubaker que se sente exatamente assim e, mesmo assim, encara o amor. Ou seja, abstrai sua brutal e compreensível insegurança e manda tudo às favas. A música do Bacharach cantada pela Dione Warnick contribui muito; e a presença da Myrna Loy e do Charles Boyer também.

April Fools – Dionne Warwick

Spot de TV The April Fools

Anúncios

1 comentário

  1. Adorei a proposta, adorei a cara do blog e adorei ter sido citado, uma honra. Baixei a música e escutei com Mara. Somos fãs do velho Burt, mas não tínhamos essa, adorei isso também.

    Vou ler tudo e comentar. Espero que você continue postando.

    Beijão,
    Paulinho.

    P.S.: Vou assistir o filme e volto para dizer o que achei.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s