Literatura
Deixe um comentário

Paco Ibanez 70 – Um Suspiro de Beleza e Dor pelos Republicanos

690667

 

Como sempre, o que me atraia eram as capas, ou melhor, os rostos. O perfil de Paco Ibañez com seu olhar triste e altivo na capa de um disco. A voz, que lembrava saudade e raiva, às vezes era a de um desistente e outras de alguém que não aceitava a derrota. Antes mesmo de entender o que era, eu sentia. Era a voz de uma gente que parecia ter espadas esquecidas há muito tempo dentro de seus corpos. Eu já havia lido por essa época, 74, 75, Por Quem os Sinos Dobram e a imagem de Maria tendo os cabelos tosados me fez ter pesadelos (ainda não havia assistido Ana e os Lobos – ainda bem!). 

Mesmo assim eu sonhava com coisas que eu sabia nunca teria coragem de enfrentar; eu era pequena mas já tinha inclinações hedonistas. Ouvia sem parar o disco, Poemas Volume III, pensando no Ibanez. Minhas preferidas eram Como Tú, Un espanhol habla de su tierra e Mi lo decia mi abuelito – esta última, uma concessão à leveza que idealmente deveria acompanhar todas as infâncias, pois o título parecia inofensivo,  algo como Assim dizia meu avôzinho. Soube depois que eram poemas de autores espanhóis que Ibañez, auto-exilado na França, lançara pelo selo Les uns par les autres.

Sabia que era música contra o Franco e também contra seus ‘doppelgangers’ brasileiros (que os livros de Moral e Cívica mostravam como nossos protetores). Música para pegar em armas ou para cair de joelhos na terra com o corpo vencido e a alma prestes a também ser entregue. Como Tú é um poema de Leon Felipe, Me lo decía mi abuelito de José Agustín Goytisolo e Un español habla de su tierra de Luis Cernuda. Achei no You Tube há cerca de um mês e não paro de ouvir, não consegui ainda arquivos para baixar…

Complemento de 2014 –  O arquivo de vídeo do disco foi apagado do You Tube e infelizmente não achei outro completo do terceiro volume. Só encontrei uma música, Coplas por la Muerte. Achei também, em uma gravação ao vivo no Olympia, Me lo Decía mi Abuelito.

Paco Ibañez Poemas Vol III 13 Coplas por la Muerte

Mi lo Décia mi Abuelito

 

Paco Ibanez no Grooveshark

 

Deixe um comentário

